sexta-feira, 20 de junho de 2014

Delegado nega suposto abuso de autoridade

Segundo ele, policiais apenas cumpriram sentença da Justiça

Na semana passada, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na Av. São Sebastião. De acordo com informações, um menor de 15 anos foi apreendido por suposto envolvimento com o tráfico de drogas. O cumprimento do mandado ficou a cargo de quatro policiais.

Alberto Bueno Correa Filho
FOTO: Expresso Piraju
A mãe do menor, Lúcia Helena Ferreira de Campos, procurou a rádio Eduvale FM para denunciar a atitude dos policiais. Ela afirma que sua filha, que também é menor de idade, foi agredida. “Eu estava no trabalho quando recebi um telefonema da minha filha. Ela relatou que havia sofrido agressão por parte dos policiais, e que eles invadiram a casa sem nenhum adulto por perto”, diz.

Lúcia disse ainda que a polícia deveria ter acionado o Conselho Tutelar para cumprir a apreensão. O mesmo entendimento é compartilhado pelo advogado José Eduardo Pozza, que está acompanhando o caso da menor. “A prisão de um menor não pode ser feita dessa forma. Tem que ser acompanhada pelo Conselho Tutelar. Se houver alguma infração cometida pelos policiais, a gente pretende enviar o caso para o Ministério Público”, conta.

Procurado para comentar a denúncia, o delegado Alberto Bueno Correa Filho negou as declarações da mãe do suposto infrator. Ele afirma que os policiais agiram dentro da lei. “Nesse mandado constava a seguinte ordem: que apreendesse o menor e que, se fosse necessário, arrombasse a casa para entrar. Os policiais bateram à porta, mas ninguém atendeu. Eles perceberam que havia gente no interior da casa que não estava querendo atender. Eles poderiam ter arrombado a casa, mas isso não foi necessário”, explica.

De acordo com o delegado, a irmã do menor investiu contra os policiais. “Ela avançou contra os policiais, com violência inclusive. Os policiais tomaram toda medida necessária para coibir essa violência a fim de dar cumprimento ao mandado.” Segundo ele, “nós não estamos lidando com pessoas sobre quem não conste uma suspeita forte da prática de crime”.

Sobre a alegação de que o Conselho Tutelar deveria ser sido acionado, Correa informou que a presença do órgão não é necessária nesses casos. 

Um comentário:

Unknown disse...

É por esses intrometimentos de pessoas que não sabem de nada, não convivem com o combate à marginalidade não sabem como efetivamente a polícia agiu dão paupites infames e hipocrisia. Se age dentro da lei, são truculentos tomam todo o cuidado para fazer o serviço corretamente, mesmo assim dizem que agiram com violência. É por isso que a lei nada vale nesse país. Sói totalmente solidário ao dr Bueno e sua equipe.