sexta-feira, 24 de julho de 2015

População do Centro passará a ser atendida em outros PSFs

Redistribuição promovida pela prefeitura desagradou inúmeras famílias

A partir do dia 3 de agosto, os moradores do Centro serão atendidos em outras unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Segundo o Departamento de Saúde (DESAU), as famílias foram redistribuídas em três postos: PSF São José, PSF Jurumirim e PSF São Pedro.

Tonini concedeu entrevista à TV Tem para explicar a mudança (FOTO: Reprodução Expresso Piraju)

Aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), a medida fará com que a unidade do Centro passe a atender apenas os moradores da zona rural. A população residente em chácaras, sítios e fazendas é superior a duas mil pessoas, conforme dados apresentados pela prefeitura a pedido do Expresso Piraju.

Até então, o atendimento é prestado num imóvel alugado pela prefeitura. A sede oficial do PSF está sendo construída na Rua 13 de Maio. De acordo com informações, a obra está paralisada por falta de repasse do governo federal. O prazo contratual para entrega da unidade expira em março do ano que vem.

Com a redistribuição, a prefeitura espera oferecer um atendimento mais eficiente às pessoas que residem na zona rural, seja na própria unidade como também nas visitas domiciliares que fazem parte da cartilha do programa. Segundo informações, são inúmeros os casos de pacientes que não conseguiram vaga no PSF pelo fato de a população da cidade estar mais próxima do posto.

Insatisfeito com a medida, um grupo de moradores do Centro colheu assinaturas para suspender a determinação. Segundo informações, o abaixo-assinado já foi apresentado à prefeitura. Por ora, a decisão da prefeitura continua valendo.

Em entrevista à imprensa, a diretora do DESAU, Cristiana Tonini, afirmou que o planejamento em torno da redistribuição levou em conta o bem-estar do usuário, e que uma comissão foi constituída para avaliar os impactos da medida.

Por conta da mudança, parte da população atendida pelo PSF Jurumirim, que abrange a região do Jardim Ana Cristina, foi transferida para o PSF Cantizani.

Nenhum comentário: