quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Projeto que cria nova unidade de conservação é encaminhado para a CJR

Se aprovada, proposta irá ampliar as possibilidades de utilização do então Parque do Dourado

A Câmara Municipal realizou ontem, 15, a leitura do projeto de lei que dispõe sobre a criação da Floresta Municipal das Corredeiras. Apresentada pelo Executivo, a matéria deu entrada na Casa em regime de urgência.

Área da unidade conta com mais de 48 hectares (FOTO: José Carlos Garcia)

De acordo com o artigo 2º do projeto, a FMC tem como objetivo a “preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica; realização de pesquisas científicas; manutenção da biodiversidade; recuperação de áreas degradadas; proteção de qualidade da água; proteção do patrimônio arqueológico, histórico, cultural, paisagístico e ambiental do seu interior e entorno; desenvolvimento de turismo ecológico; desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental; estímulo à recriação em contato com a natureza; manejo de uso múltiplo e de forma sustentada dos recursos naturais renováveis; educação florestal e ambiental; e apoio ao desenvolvimento florestal e dos demais recursos naturais renováveis das áreas limítrofes”.

Após ser lida, a propositura foi encaminhada para a Comissão de Justiça e Redação (CJR) para parecer. A leitura da matéria foi aplaudida por algumas pessoas que estavam acompanhando a sessão. Amparado pelo regimento interno, o presidente da Casa, Denilton Bergamini (PP), solicitou que os cidadãos não se manifestassem. Na tribuna, ele procurou esclarecer sua intervenção. Confira o áudio

 
Assim que for aprovada pela Câmara, a matéria seguirá para sanção do prefeito José Maria Costa (PPS), que deverá nomear os membros do conselho consultivo da FMC. Uma vez nomeado, o conselho terá a incumbência de redigir, no prazo máximo de um ano, o regulamento e o plano de manejo da unidade.

No dia 2 de agosto, a constituição da FMC foi objeto de consulta pública na Câmara. Cerca de 300 pessoas participaram do evento. A criação recebeu apoio unânime dos presentes.

Conforme divulgado, a FMC ampliará as formas de utilização do então Parque Municipal do Dourado. Com a lei, o local, que hoje é unidade de conservação de proteção integral, passará a ser unidade de conservação de uso sustentável. 

Nenhum comentário: