sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Plano de fuga da cadeia será apurado por inquérito policial

Preso da região de Itapetininga admitiu ser o responsável pela ação

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o plano de fuga descoberto na manhã do último sábado, 14, na cela número 1 da unidade de transição.

Presos perfuraram o entorno da iluminação existente no banheiro da cela
(FOTO: Polícia Civil de Piraju)

De acordo com o delegado Alberto Bueno Correa Filho, responsável pelas investigações, um dos 16 detentos que estavam na cela confessou ter planejado a fuga. O indivíduo é da região de Itapetininga e foi preso preventivamente por furto.

Segundo ele, duas barras de ferro, ambas retiradas da parede da cela, foram usadas para perfurar o teto do banheiro. O delegado acredita que os presos umedeceram a parede da carceragem para ter acesso às barras.

De acordo com o responsável, o inquérito irá apurar o crime de dano ao patrimônio público. “Apesar do dano ser pequeno, a apuração é obrigatória”, diz. Correa informou ainda que, por si só, a tentativa de fuga não é crime.

No mesmo dia, os presos foram transferidos para uma outra cela. O xadrez onde estavam os detentos ficará temporariamente interdita até receber os reparos necessários.

Desde que passou por uma ampla reforma, em 2015, após ser interditada pela Vigilância Sanitária, essa é a primeira tentativa de fuga da cadeia. No feriado prolongado, 79 presos estavam na unidade, que tem capacidade para 40 detentos.

Nenhum comentário: