sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Prefeitura transfere responsabilidade para voluntários

Entidade informa que não é a primeira vez que isso acontece

Uma cadela de rua deu à luz a seis filhotes numa casa localizada no Jardim Flamboyant, ao lado do Conjunto José Maria Arbex.

Animais foram levados para uma outra residência

Preocupada com a situação, a proprietária do imóvel procurou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na manhã desta sexta-feira, 20, para solicitar o recolhimento dos animais e o atendimento veterinário a um dos filhotes, que estava com um ferimento na cabeça.

Em resposta, o órgão alegou não dispor de espaço em suas instalações para abrigar os cachorros, e que não poderia atender o filhote. Na sequência, o CCZ pediu para a moradora procurar a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI).

De acordo com a cidadã, o órgão afirmou que a entidade poderia “resolver” o caso, e que, em paralelo, iria divulgar a situação dos animais no perfil do CCZ no Facebook.

A moradora então ligou para a entidade. Em conversa com um voluntário, ela foi informada que a orientação dada pelo CCZ fere o disposto na lei municipal nº 3.057/2007, que obriga o órgão a recolher todo e qualquer animal encontrado em situação de abandono no município, e que a entidade não tem nenhuma obrigação de prestar esse tipo de atendimento, muito menos parceria com a prefeitura.

Sem saída, a cidadã procurou resolver o caso por conta própria. Graças à boa vontade de uma vizinha, os animais foram levados para uma outra residência, onde estão recebendo todos os cuidados necessários. Um dos filhotes morreu.

Até o fechamento dessa matéria, ocorrido às 15h, o CCZ não havia publicado uma linha sequer sobre a situação dos animais.

De acordo com a APRAPI, essa não é a primeira vez que casos como esse ocorrem no município. A entidade estuda a adoção de algumas medidas para exigir que o CCZ preste orientação adequada aos cidadãos.

Última postagem feita no perfil do CCZ no Facebook data do dia 18 desse mês

Nenhum comentário: