Blog encontra água parada em embarcação da prefeitura

Assessor da prefeitura se compromete a resolver o problema

Moradores da Rua Capitão Maximiliano dos Santos Guerra, Jardim Jurumirim, entraram em contato com o Expresso Piraju para reclamar do barco Caiowa, que, de acordo com eles, está servindo como criadouro do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.

No detalhe, poça de água encontrada na proa do barco
FOTO E MONTAGEM: Expresso Piraju
Segundo informações, a proliferação do mosquito está ocorrendo pelo fato de a embarcação não estar devidamente coberta. No período da tarde, sobretudo, as residências dessa rua são invadidas pelos insetos.

Em visita ao DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), local onde o barco está guardado, o blog constatou a procedência da denúncia. Na proa do barco, uma grande poça de água se formou em cima de uma lona plástica. Como a água estava turva, não foi possível atestar a presença de larvas do mosquito. A poça foi encontrada justamente na parte do Caiowa que não está coberta.

O Expresso Piraju encaminhou o caso à coordenadora de saúde coletiva, Sônia Nicolosi Barbosa. Ela informou que o órgão já notificou a prefeitura para que faça a “adequação correta” da embarcação. “Nós mandamos notificações e ofícios aos diretores administrativo e de Saúde.” Em entrevista, a responsável se mostrou insatisfeita com a falta de iniciativa por parte da administração para resolver o problema. “Já fugiu do nosso controle”, afirma.

Na tarde de ontem, 13, a reportagem entrou em contato com a prefeitura. Apenas o diretor do Departamento de Serviços de Secretaria (DSS) foi encontrado. Glauco Montilha se comprometeu a melhorar a cobertura do barco. Ele disse que a administração pretende vender o Caiowa, uma vez que os custos para reformar a embarcação se mostraram inviáveis para os caixas da prefeitura.

Nenhum comentário: