‘Gostaria que parassem com essa insanidade administrativa’, diz pesquisadora Roberta Cury

Corte de árvores motiva desabafo na última edição do Observador

A bióloga Roberta Thays dos Santos Cury* criticou os serviços de poda e erradicação de árvores realizados pelo Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA). Publicada na última edição do jornal Observador, a opinião da profissional vem ao encontro de uma série de objeções feitas nos últimos meses, inclusive por políticos da base e ambientalistas.

Cury escreveu que “ainda existem pessoas que acreditam que plantar uma mudinha frágil é mais ‘bonito e simbólico’ do que preservar uma velha e frondosa árvore”. Segundo ela, podas drásticas, desprovidas de orientação técnica, são nocivas ao bem-estar das árvores, uma vez que incentivam a proliferação de microorganismos. Uma vez infectadas, as árvores acabam fadadas ao corte.

Indignada com o corte promovido na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá, e na Av. das Acácias, Vila Cantizani, a bióloga diz que a prefeitura cometeu uma “insensatez ambiental” por ter, no primeiro caso, erradicado árvores sadias. Com relação ao segundo caso, ela alega que “[...] muitas das árvores cortadas nesta avenida viveriam por muitos anos se tivessem manutenção”.

No final do texto, a profissional solicita que os responsáveis parem com o que ela julga ser uma “insanidade administrativa”, sob pena de contribuir para o perecimento da população.
_______________

* Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) 

3 comentários:

Unknown disse...

Esta mulher é uma estúpida que não sabe do que está falando.
“preservar uma velha e frondosa árvore”. Essas arvores estão todas podres e cheias de cupim, eu moro nesta avenida e sei do que estou falando, estão caindo galhos podres das arvores fora a infestação de cupim. No ultimo verão tive que ficar com minhas janelas e portas fechadas por causa do tanto de cupim que invadia minha casa. concordo com a atitude da prefeitura, e se não tivessem retirando estas arvores para colocar novas mudas eu estaria entrando em contato com a prefeitura para retirar esse tronco podre que está na frente da minha casa, juntando cupim e destruindo minha calçada. Tenho certeza que essa pessoa só passou de carro pela avenida e já saiu escrevendo esse monte de porcaria e não tem conhecimento do que realmente acontece por aqui.

Pedro Laperuta disse...

Desculpe, meu amigo, mas você não leu que ela é bióloga e pesquisadora. As árvores podem estar podres, como você disse e com cupim, mas há algum relatório técnico ambiental declarando a necessidade da erradicação das árvores? São todas com cupim, ou somente algumas? E para além disso, o que é que a prefeitura tem feito para preservar as árvores da cidade?
Fato é que cada dia mais nossa cidade fica menos arborizada, a prefeitura replanta as árvores, mas ninguém cuida... você reclama do cupim, mas vai regar e cuidar da nova muda? Independente da justiça em se cortar as árvores é necessário um planejamento bem feito no que diz respeito ao trato com as árvores dessa cidade.

Valquíria disse...

Também concordo com o Pedro, pois cortar TOOOODAS as árvores dessa maneira não devia ser a solução, pois com a ajuda de um profissional da área, com certeza seria encontrada uma solução melhor. Se pegou cupim é porque ninguém se importou com isso antes de acontecer...